O setor de suprimentos é um dos que mais sofre em situações de crise. Como exemplo, temos a pandemia do Covid-19, que mostrou para muitas empresas o quanto o controle de compras pode ser prejudicado em momentos de incerteza do mercado, afetando também os fornecedores e dificultando os processos.

É com o objetivo de melhorar e oferecer mais segurança para o controle de compras, inclusive em condições adversas como com as equipes trabalhando remotamente, que a plataforma SRM 360º da Paradigma foi desenvolvida. 

O sistema se propõe a reunir soluções, serviços e informações necessários para atender às diversas formas de negociação, relacionamento, comunicação e troca de informações e documentos entre hubs compradores e suas cadeias de suprimentos e prestadores de serviços. Tudo isso em uma única plataforma com ambiente de fácil acesso, disponível 24 horas x 365 dias do ano (para requisitantes, aprovadores, compradores e fornecedores).

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é a plataforma da Paradigma e o que ela pode proporcionar para negócios que precisam otimizar o controle de compras.

Qual é o papel do SRM 360º para o controle de compras?

O SRM 360º busca integrar em um único ambiente digital todas as formas de negociação, relacionamento e colaboração entre compradores e fornecedores. É resultado do aprimoramento das soluções tecnológicas e da experiência dos usuários com portais de procurement, serviços de sourcing e SCM (Supply Chain Management).

Com o SRM 360°, surge uma nova estrutura de plataformas para o controle de compras. Agora, eles:

  • São mais robustos e abrangentes;
  • Possibilitam mais alterações;
  • Se ajustam a diferentes fluxos de processos;
  • Geram visões e análises inteligentes com dashboards aderentes ao perfil de cada usuário;
  • Mantém todos os processos e as comunicações de negócio nativamente conectados.

Para que a cadeia de suprimentos tenha todas as suas relações de negócio e comunicação atendidas em um único lugar, o SRM 360º reúne soluções e serviços para digitalização, automação e gestão colaborativa dos processos básicos de:

  • Sourcing;
  • Procurement;
  • Gestão de contratos;
  • Catálogos;
  • Entregas;
  • Captura de documentos;
  • Publicação de pagamentos;
  • Avaliação e homologação de cadastro e documentos de fornecedores.

A plataforma da Paradigma oferece ainda acesso integrado a soluções e serviços especializados, como consulta a perfil e risco de empresas, cost drivers, catálogos segmentados, entre outros.

As vantagens do SRM 360° da Paradigma

Eleva o nível de compliance

Com todos os processos, serviços e informações disponíveis em uma única plataforma, é possível ter rastreabilidade integral das atividades realizadas pelos usuários e a completa padronização de procedimentos de controle de compras. Isso faz elevar significativamente o nível de compliance dos processos e das comunicações de negócio da área de suprimentos.

Aumenta a produtividade

Com as informações e os processos correlacionados, sendo todos realizados na mesma plataforma, é possível garantir o melhor aproveitamento e a manutenção da integridade dos dados. Assim, a equipe da área de suprimentos evita erros, divergência de procedimentos e retrabalho no manuseio e no registro de informações, levando-a a alcançar maior produtividade, um dos ganhos relevantes obtidos com o conceito de SRM 360°.

Possibilita processos colaborativos

A plataforma, disponibilizada para o supply chain por meio de um portal de negociação e relacionamento, pode ser usada em processos colaborativos, possibilitando que os fornecedores imputem dados sobre cotações, entregas, cadastros, documentos e outras trocas de informações. Então, essas informações são capturadas e registradas pelo portal externo e integradas com o ERP.

Reduz a necessidade de equipes alocadas

Quando uma empresa substitui métodos tradicionais e manuais de controle de compras pela adoção do SRM 360º, é possível evitar elevados custos operacionais, além de reduzir o tempo de equipes alocadas para realizar atividades que podem ser virtualizadas e automatizadas. A transformação digital da área de suprimentos viabiliza uma redução de até 30% da equipe. 

Otimiza o tempo

O SRM 360º permite que profissionais de controle de compras tenham mais tempo para utilizarem sua experiência e conhecimento para efetivamente desenvolver e negociar com fornecedores na busca das melhores oportunidades de negócio. É possível reduzir cerca de 50% o tempo de atendimento de requisições, com uma economia média de 10% na execução de processos de negociação.

Automatiza o controle de indicadores de desempenho

A plataforma da Paradigma também possibilita à área de suprimentos automatizar o controle de indicadores de desempenho, como o SLA interno dos prazos de atendimento estabelecidos para diferentes categorias de materiais e serviços – por tipos de processo e unidades de compra –, bem como de indicadores de desempenho de fornecedores.

Saiba mais sobre a plataforma de SRM 360º da Paradigma para o controle de compras da sua empresa. Entre em contato.