A Prefeitura de São Bernardo sofria com a morosidade no processo de aquisição com Pregões Presenciais. Não apenas para o órgão quanto para os fornecedores, a presença física em todas as fases exigida nas sessões públicas aumentava o custo operacional por aquisição. Veja como a digitalização solucionou estes problemas.

A decisão da digitalização

Em 2009 foi aberto o processo para escolha de uma plataforma que transformasse os Pregões em Processo Eletrônicos. As maiores vantagens da aplicação estão relacionadas à agilização e facilidade dos processos de compra, tendo permitido que os fornecedores apresentem propostas mais vantajosas, o que aumentou a competitividade e proporcionou a redução de valores dos produtos e serviços contratados pela Prefeitura.

Outra vantagem está na transparência das aquisições realizadas utilizando o Pregão Eletrônico, já que todos os processos são disponíveis para acompanhamento do público, pela internet.

Benefícios

Dentre os diversos benefícios identificados, destacamos a economicidade que obtivemos nas licitações, através do aumento da concorrência entre os fornecedores e, menores custos para participação dos certames, o que fomenta a participação de maior número de fornecedores locais, com a apresentação de propostas mais vantajosas para a Prefeitura. Os valores recentemente negociados pela Prefeitura giram em torno de 15% a 30%, conforme pode ser acompanhado pelo Portal Público.

Celeridade nas compras, com a economia do tempo alcançada pela desburocratização dos processos, oferecendo resultados mais ágeis e melhores também é um ponto a ser destacado. Para Maurício Fabbri – Diretor de Seção da Prefeitura de São Bernardo do Campo

 O profissionalismo do time da Paradigma é outro diferencial; “sempre fomos muito bem atendidos, suporte excelente, então os elogios vão a todos os funcionários”, encerra Fabbri.

fonte: Maurício Fabbri – Diretor de Seção