Momentos de crise são acompanhados de muitos desafios para qualquer empresa e sabemos que a gestão de cadeia de suprimentos é uma das que mais sofre. São muitas as incertezas e os questionamentos de como seguir com o funcionamento do negócio, cuidando para que não fique desabastecido: quais compras priorizar? Em caso de falta de suprimentos com os fornecedores de costume, como conseguir novos fornecedores com urgência?

A crise desencadeada pela pandemia do Covid-19, por exemplo, acendeu nas empresas o alerta da necessidade de prepararem a gestão de cadeia de suprimentos para momentos instáveis, inclusive considerando o trabalho remoto.

Em poucos dias, impossibilitadas de reunir a equipe de suprimentos fisicamente, muitas empresas se viram obrigadas a adequar um ambiente operacional tradicional de procurement e processos de sourcing para um ambiente remoto, exigindo acesso, muitas vezes instável e lento, a robustos ERPs, despreparados para o trabalho a distância.

Entenda um pouco mais sobre esses desafios.

Quais desafios uma crise pode trazer para a gestão de cadeia de suprimentos?

Manutenção dos mesmos padrões de funcionamento 

Em situações de crise, uma das principais preocupações das empresas em relação à gestão de cadeia de suprimentos é assegurar o mesmo nível em capacidade operacional, rastreabilidade, compliance na aplicação de regras de governança de negociações, comunicação e análise dos processos de compra, entregas, entre outros índices.

No entanto, percebe-se que, sem organização e virtualização, é quase impossível manter com normalidade as negociações de compras de materiais e contratos.

Urgência em digitalizar a área de compras

Neste cenário desafiador, é fundamental atuar de forma a minimizar os impactos na gestão de cadeia de suprimentos. Para isso, se torna urgente a digitalização da área de compras. Empresas que ainda lidam com processos manuais – mesmo que parcialmente – começam a perceber latente a necessidade de enfrentar esse desafio, superando qualquer receio que ainda tenham da transformação digital.

A digitalização da gestão de cadeia de suprimentos garante a manutenção do funcionamento da empresa, mesmo com a equipe de compras trabalhando remotamente. Isso porque os compradores passam a ter acesso a informações mais precisas, possibilitando que se comprometam ainda mais com o negócio.

Comparados aos modelos tradicionais, quando digitalizados, todos os processos de procurement, sourcing e supply chain ganham mais agilidade, eficácia, compliance e economia, garantindo padronização e governança virtualizada.

Necessidade de reduzir a equipe

Nos momentos de crise, geralmente as empresas sentem a necessidade de reduzir o número de colaboradores. Esse também é um desafio solucionado com a digitalização da gestão de cadeia de suprimentos.

Com a transformação digital, os ganhos em produtividade chegam a possibilitar que 20% a 30% dos colaboradores, ocupados simplesmente com coleta e comparação de preços, possam ser mais valorizados por sua qualificação, permanecendo focados em negociações estruturadas e relevantes.

Busca de novos fornecedores para matéria-prima

Diante de momentos mais instáveis, é natural que a gestão de cadeia de suprimentos sofra com a falta de algum produto ou matéria-prima, tendo dificuldade para encontrar determinados insumos em seus fornecedores e impedindo a continuidade das operações. Por isso, a empresa pode precisar buscar novos fornecedores para resolver essa necessidade, mesmo que seja apenas uma compra emergencial.

Nesse processo, é preciso assegurar transparência na alteração do fornecedor, além de integridade e comunicação com a equipe e demais áreas envolvidas. Vale lembrar que não há problema algum em contratar outro fornecedor, desde que o compliance seja levado em consideração para que o processo se mantenha ágil e com operações em conformidade.

Como uma plataforma de SRM pode ser útil?

Em momentos de crise, uma empresa consegue facilmente manter suas operações se organizá-las e virtualizá-las, a partir de uma plataforma de SRM.

SRM é a sigla em inglês para Supplier Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Nesse sentido, uma plataforma de SRM é uma solução para construção de portal de relacionamento, negociação, colaboração e comunicação com fornecedores, atendendo todos os processos usuais das relações entre empresas e suas cadeias de suprimentos.

Disponibiliza módulos e funcionalidades para organizar, gerenciar, facilitar e registrar as relações e os processos de colaboração entre compradores e fornecedores, sendo uma forma eficaz de virtualizar, customizar e padronizar processos.

Uma boa plataforma de SRM deve oferecer funções como:

  • Solicitações e autorizações de compras;
  • Gestão de cadastro de itens;
  • Homologação e avaliação de fornecedores;
  • Controle de documentos empresariais e técnicos;
  • Ferramentas para cotação, negociação e análise de preços;
  • Equalização tributária e financeira de propostas;
  • Mapa comparativo;
  • Integração com sistemas legados;
  • Parametrização de acordo com o modelo de negócio da empresa.

E de que maneira uma plataforma de SRM contribui quando os profissionais da equipe de suprimentos precisam trabalhar remotamente, de forma descentralizada? Além de resolver todos os desafios de uma crise que trouxemos neste artigo, uma plataforma de SRM traz outros inúmeros benefícios para a gestão de cadeia de suprimentos que extrapolam as necessidades do trabalho remoto.

Essas vantagens podem ser obtidas quando a equipe estiver conectada à plataforma remotamente, de qualquer ponto de acesso web, ou, claro, quando estiver operando nas instalações da empresa. Qualquer que seja a situação, os profissionais podem acessar simultaneamente os geradores da demanda e toda a comunidade de fornecedores homologada para atender a operação.

Confira outros benefícios da implantação de uma plataforma de SRM para gestão de cadeia de suprimentos.

Aumento da produtividade da equipe

Uma das principais vantagens de uma plataforma de SRM para a gestão de cadeia de suprimentos é o retorno sobre o investimento por meio da produtividade. As equipes tornam-se muito mais produtivas a partir das informações fornecidas pela plataforma. 

As tarefas mecânicas são automatizadas e os profissionais têm a possibilidade de focar em atividades mais estratégicas. Com esse aumento da produtividade, os ganhos costumam superar o investimento na plataforma em muito menos tempo do que as empresas esperam.

Otimização dos processos de compra

Os processos que envolvem a área de compras se tornam mais ágeis, eficientes, precisos e seguros com uma plataforma de SRM. Isso garante que todas as atividades sejam realizadas com mais qualidade e, assim, diminuem as chances de erros e problemas na gestão de cadeia de suprimentos.

Centralização de dados e processos

É comum ao setor de compras de muitas empresas enfrentar problemas por causa de desorganização de informações, quando os processos não são controlados por uma plataforma de SRM. Muitas vezes, os dados estão distribuídos em planilhas e sistemas que não se comunicam e isso acaba dificultando a gestão de cadeia de suprimentos, além de aumentar o trabalho da equipe. Já com uma plataforma de SRM, os dados são centralizados em um único banco e, assim, os processos ficam muito mais fáceis.

Agilidade

Como a realização das atividades e o controle das tarefas ficam mais fáceis com uma plataforma de SRM, a agilidade também aumenta significativamente. A equipe pode acessar simultaneamente os geradores da demanda e toda a comunidade de fornecedores homologada para atender a sua operação. Esse ganho em agilidade é percebido na gestão de cadeia de suprimentos principalmente por causa da automação de alguns processos antes realizados manualmente.

Segurança

Em termos de segurança, contar com uma plataforma de SRM é muito mais seguro do que realizar a gestão de cadeia de suprimentos por meio de arquivos como planilhas ou outros documentos sem nenhuma integração, ou ainda sistemas não específicos para esta atividade. As plataformas de SRM possuem mecanismos programados de controle de segurança que garantem a proteção dos dados e evitam erros de digitação.

Assertividade nas tomadas de decisões

Uma plataforma de SRM é capaz de fornecer informações precisas, confiáveis e acessíveis  para a equipe de gestão de cadeia de suprimentos. Dessa forma, o processo decisório se torna muito mais assertivo, pois estará sempre baseado em dados concretos.

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