07/03/2018 – Servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reuniram, nesta quarta-feira (7), para a apresentação do Projeto Governança de Aquisições, que trata dos planos e ferramentas tecnológicas de compras e contratação de serviços para a Instituição, que serão implantados ao longo de 2018. A explanação foi ministrada pelo gerente-executivo de Compras do MPPE, Arnaldo Duarte, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, na Rua do Sol, no centro do Recife.

O projeto se divide em 12 subprojetos, que irão proporcionar um salto qualitativo do MPPE no que se refere a compra de produtos e contratação de serviços. Dentre esses subprojetos está o Plano Anual de Aquisições, onde estarão programadas todas as aquisições do MPPE ao longo do exercício de 2019. Entre os objetivos estão a melhoria de alocação de recursos, redução de custos e planejamento de compras. “Temos que comprar melhor e mais barato”, comentou Arnaldo Duarte. “O que queremos é aprimorar a excelência nas compras do MPPE”, complementou.

Para compor o projeto, foi feito um diaProjeto de governança de compras e contratação de serviços no MPPE é apresentado a servidoresgnóstico ministerial sobre o sistema de compras atual e identificados onde e como se pode melhorar, norteado pelo modelo de governança em aquisições sugerido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Uma das ações já implementadas é a tramitação eletrônica de todos os processos licitatórios dentro do Sistema PE Integrado, além de dotar o MPPE de um catálogo de fornecedores ainda mais ampliado. “Vamos aumentar as possibilidades de contratação a menor preço e com produtos de qualidade”, explicou Arnaldo Duarte.

A atualização, modernização e formalização do catálogo de compras e todos os ajustes do Projeto Governança de Aquisições serão tratados em um cronograma já estabelecido, que finaliza em dezembro de 2018, com o lançamento do Política de Governança em Aquisições do MPPE em 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público. “O projeto se propõe a criar uma padronização, mas não um engessamento. Tecnologias novas surgem e precisamos nos atualizar sempre”, revelou Arnaldo Duarte.

O secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Alexandre Bezerra, finalizou a apresentação citando a evolução do Portal da Transparência institucional, que subiu da 25ª posição para a 4ª em praticamente um ano, de acordo com os índices do Conselho Nacional do Ministério Público (MPPE). “O Projeto Governança de Aquisições é mais uma iniciativa que coloca o MPPE na direção do futuro. Ao final da implementação de todos os projetos que estão em andamento, teremos uma melhora muito significativa no serviço do MPPE, que beneficia, sobretudo, o povo pernambucano”, afirmou ele.

http://www.mp.pe.gov.br/mppe/comunicacao/noticias/9073-projeto-de-governanca-de-compras-e-contratacao-de-servicos-no-mppe-e-apresentado-a-servidores