Empresa de Florianópolis com escritório também em São Paulo iniciou sua atuação nos segmentos de energia, compras públicas e privadas em 1998 e segue inovando até hoje

Nos últimos anos, o número de empresas catarinenses de tecnologia cresceu 13,9%, de acordo com dados do Observatório ACATE — Panorama 2018, estudo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway. O setor, que concentra 12,3 mil empresas, representa 5,6% da economia catarinense, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões. A título de comparação, quando a ACATE foi fundada em 1986, eram 129 companhias na área em SC, representando um crescimento de quase 10.000% em pouco mais de 30 anos. Em todo o estado, o maior polo tecnológico é a Grande Florianópolis, com quase 4 mil empresas. Muitas delas são nascentes, mais conhecidas como startups.

Com o passar do tempo e, com ele, a consolidação no mercado, grandes empresas de TI que também já foram startups um dia se consagram como negócios de sucesso, buscando constantemente meios para se manterem renovadas e em evidência. É o caso da Paradigma Business Solutions, fundada em Florianópolis há 20 anos, em um período em que não se imaginava que o ecossistema local ganharia dimensões nacionais e internacionais. A empresa atua no desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica, com a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no Brasil. É pioneira em tecnologia para os segmentos de Energy Trading & Risk Management (ETRM), portais de compras públicas, especialista em tecnologia e líder do mercado de plataformas de SRM, com protagonismo em projetos de destaque internacional como o Tesouro Direto e a BBM – Bolsa Brasileira de Mercadorias (ambos da B3). Seu centro de tecnologia está baseado em Florianópolis, enquanto o centro de negócios está localizado em São Paulo.

Para se manter cada vez mais inovadora, a Paradigma utiliza métodos como o DevOps, além de manter parcerias com entidades de ensino, como o Instituto Federal de Santa Catarina, a fim de captar novos talentos e compartilhar conhecimento. Atualmente, o DevOps está sendo aplicado como um padrão, adotado pela indústria de software mundial. Junto com a parte de desenvolvimento ágil, o método é usado para oferecer um software de ponta e funcionalidades aos clientes. “É um padrão que está sendo encarado como uma evolução para otimizar e gerar produtividade de desenvolvimento e liberação de software para o mercado”, afirma o Diretor de Tecnologia e Inovação da Paradigma, Rodrigo Werlang.

Paradigma SRM 360º ganha novas funcionalidades

Em funcionamento desde o início da trajetória da empresa, a plataforma de gerenciamento de compras da Paradigma é atualizada constantemente. Este ano, recebeu melhorias que aumentam o ganho de produtividade, ajudam na redução do risco nas decisões e do tempo gasto com a cotação de itens, melhora a possibilidade de edição de planilhas offline e posterior inclusão na plataforma. “Por meio da plataforma, organizações privadas podem realizar a gestão de contratos e documentos, homologação de cadastro e avaliação de fornecedores, relatórios com dados fornecidos através de Business Intelligence (BI), acompanhamento de pedidos e entregas, publicação de pagamentos, dentre outras ações que beneficiam toda a gestão da relação com os fornecedores”, explica Gérson Schmitt, fundador e diretor da unidade de SRM da Paradigma.

A solução pode ainda ser integrada a diversos sistemas legados e parametrizadas de acordo com o modelo de negócio de cada organização. Reconhecendo a capacidade de geração de resultado nas soluções e serviços da plataforma, a Paradigma recebeu o prêmio de Melhor Plataforma de SRM em 2017, fornecido pelo Instituto Brasileiro de Supply Chain (Inbrasc). Com a tecnologia de BI, o usuário da plataforma tem acesso a métricas de atendimento, controles de ocorrência, orçamentos e demais ações, além de poder acompanhar a evolução semanal, visualizar dados de clientes por região e monitorar o ciclo de vida de incidentes. Outra novidade é que os usuários também têm acesso ao aplicativo que permite o acompanhamento da plataforma Paradigma SRM 360º por dispositivos móveis, nos sistemas operacionais Android e iOS.

Paradigma ETRM 360

Já na plataforma de energia da Paradigma, dentre os principais destaques de inovação em 2018 está o fato de que 30% das sugestões de melhorias registradas no canal de suporte ao cliente, o Ecossistema Paradigma, foram atendidas. Sempre considerando o que é mais importante para os usuários, a Paradigma operou melhorias nas áreas de performance, em funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão e no auxílio para o desenvolvimento de uma visão mais estratégica de negócio. Foram realizadas melhorias também nos setores de análises e simulações dentro da plataforma. Além disso, uma tendência com a qual a empresa está alinhada, e trabalhou durante todo este ano para entregar é a automatização de processos e ações cotidianas e na usabilidade dos produtos. “Apesar de o setor de energia ser regulado pelo governo, ele vem trazendo novos e grandes desafios e mudanças, principalmente na diversidade das fontes energéticas renováveis e distribuídas (eólica e solar) que trazem uma dinâmica nova para o setor. A Paradigma está atenta a tudo que está acontecendo e trazendo soluções que possam atender a todos os agentes do setor”, conclui Andréa.

http://revistabusiness.com.br/inovacao/pioneira-no-ecossistema-de-ti-catarinense-paradigma-business-solutions-investe-em-inovacao-para-se-manter-em-destaque/